20 de mai de 2008

Jogo de Cena (Eduardo Coutinho - 2007)


23 mulheres respondem a um anúncio de jornal e contam a história de suas vidas, que posteriormente é interpretada por atrizes. Dirigido por Eduardo Coutinho (O Fim e o Princípio) e com Marília Pêra, Andréa Beltrão e Fernanda Torres no elenco.

Gênero: Documentário
Duração: 105 min.
Fotografia: Jacques Cheuiche
Edição: Jordana Berg

Elenco: Marília Pêra, Andréa Beltrão, Fernanda Torres, Aleta Gomes Vieira, Claudiléa Cerqueira de Lemos, Débora Almeida, Gisele Alves Moura, Jeckie Brown, Lana Guelero, Maria de Fátima Barbosa, Marina D'Elia, Mary Sheyla e Sarita Houli Brumer.

Curiosidades
- É o 10º longa-metragem dirigido por Eduardo Coutinho.
- Exibido na mostra Première Brasil, no Festival do Rio 2007.

Jogo de Cena é o décimo longa-metragem de Eduardo Coutinho, um dos maiores documentaristas brasileiros em atividade. É também a sua quinta parceria com a produtora Videofilmes. Depois de um início de carreira dividido entre a ficção e o documentário, Coutinho optou pelo segundo a partir de uma profícua passagem pelo programa Globo Repórter, na década de 70. Cabra Marcado para Morrer (1964-1984), seu acerto de contas com a História e com um projeto do passado, tornou-se um grande clássico do cinema brasileiro. Mais recentemente, iniciou uma fase muito produtiva com a realização seguida de cinco filmes em seis anos: Santo Forte (1999), Babilônia 2000 (2000), Edifício Master (2002), Peões (2004) e O Fim e o Princípio (2005). A solidez do método de Coutinho e sua sensibilidade para ouvir pessoas comuns são fruto de laboriosa reflexão sobre o seu ofício ao longo de inúmeros documentários em vídeo realizados nas décadas de 80 e 90, entre os quais se destacam Santa Marta: Duas Semanas no Morro (1987) e Boca de Lixo (1992).

Um comentário:

Guga Pilsen! disse...

Diretores recomendados não vi o nome do Ozualdo Candeias???

É esquecimento ou não recomendam mesmo?

Grande abraço a todos, parabéns pelo ótimo trabalho desenvolvido!

Gustavo Cerqueira