10 de abr de 2008

Segurança Nacional (Roberto Carminati - 2007)

Uma rede internacional de narcotráfico ameaça a segurança do país. Para desbaratá-la, o presidente da República aciona o serviço de inteligência. O melhor agente secreto da corporação sai à captura do chefão da droga, que seqüestra a namorada do herói e planeja ataques a vários pontos do país. Antes da derrota final do inimigo, radares rastrearão seus movimentos, caça-aviões abaterão seus comparsas e todos correrão contra o relógio. Você dirá que já viu esse filme. Mas não com o ator Milton Gonçalves no papel do presidente, o galã Thiago Lacerda como o agente secreto e a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) no lugar da CIA, a agência norte-americana.

É com essa escalação que o cineasta Roberto Carminatti está filmando o longa "Segurança Nacional", com cenas em terra, ar e mar, de norte a sul do Brasil.

Formado em cinema nos EUA, onde nasceu, filho de brasileiros, Carminatti, 29, diz que estudou "como o cinema americano fala das Forças Armadas e da sua história de um jeito positivo". É essa abordagem edificante à imagem do país que o cineasta emprega em sua trama sobre a política e a segurança nacionais.

"Sempre quis voltar para o Brasil, para fazer filmes positivos, não com os olhos de país do Terceiro Mundo, que não tem jeito", diz. A visão que Carminatti propõe é a de que "aqui existem heróis e tecnologia desenvolvida por brasileiros, para beneficiar e proteger a sociedade".

Com sua ficção envolvendo "o Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) e os radares que protegem o espaço aéreo brasileiro contra traficantes de drogas", o diretor procurou o governo federal, em busca de apoio. "Eu me aproximei com toda a humildade. Não tenho uma produtora grande ainda." Apresentando "o roteiro já pronto", Carminatti pediu consultoria da Força Aérea, do Exército, da Abin, do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

"Eles não impuseram nenhum tipo de censura, de mudança na história", diz. Segundo Carminatti, só um reparo foi feito: "Explicaram que seria errado aviões da Força Aérea entrarem sem permissão em outros países". E um pedido: "Que o roteiro não mostrasse todas as capacidades dos aviões R-99 que a força brasileira possui, porque isso é estratégico".

As filmagens começaram no mês passado, e o diretor diz que o uso de cenários reais tem sido fundamental para o projeto. Ele conta que uma seqüência foi rodada com o AeroLula, o avião presidencial, no dia 6 de dezembro. O presidente do Brasil na vida real, Luiz Inácio Lula da Silva, não estava a bordo. A decolagem e o vôo que a equipe filmou, do exterior da aeronave, eram medida de segurança, conta o cineasta.

"Existe uma prática chamada 'vôo da bomba' que está dentro do orçamento da Força Aérea. O avião sempre tem de voar antes de o presidente embarcar, porque, se tiver uma bomba, o piloto morre, o presidente não", diz.

"Segurança Nacional" tem orçamento de aproximadamente R$ 5 milhões, aprovado segundo as leis de incentivo à cultura, que autorizam o uso do Imposto de Renda em projetos culturais. Carminatti ainda não conseguiu reunir todo o dinheiro, mas afirma ter o sinal verde de algumas empresas. "A Embraer se comprometeu a apoiar, mas ainda não definiu com quanto."

O diretor avalia que o filme "seria economicamente inviável, sem o grande apoio que é poder filmar nos locais que existem de fato". Carminatti tem cenas previstas para o fim deste mês na sede da Abin e no Palácio do Planalto, onde já fez algumas tomadas, em dezembro passado. O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, ao qual a Abin é subordinada, confirmou à Folha os contatos do cineasta com o órgão, mas não a autorização para as filmagens na agência.

Carminatti diz que, com a troca de comando na Abin, temeu pelo futuro de seu projeto, que ele havia apresentado pessoalmente ao ex-diretor-geral Mauro Marcelo.

Márcio Buzanelli, o novo diretor da agência, chegou imprimindo marcas de mudança, como a troca de seu símbolo --da araponga pelo carcará-- e a divulgação da Abin para jovens. "Quando houve a saída de Marcelo [em julho de 2005], fiquei preocupado", diz. "Mas eles reiteraram o apoio. Foi tudo muito legal."

"Segurança Nacional" deve ficar pronto em maio e tem contrato com uma distribuidora brasileira para ser lançado no país. O diretor tem planos de estrear o filme nos EUA também. "Quero mostrar aos brasileiros que o Brasil não é uma completa desorganização e desordem. E mostrar ao resto do mundo que o Brasil não é esse que ficou estereotipado pelas florestas e a pobreza."

Carminatti se diz convencido de que "num caso como o 11 de Setembro, a Força Aérea Brasileira teria alcançado o avião [em poder dos terroristas]". "A gente pensar que o Brasil está desenvolvido a esse ponto é um sonho", diz.




14 comentários:

Anônimo disse...

Essa produção é mais uma grande farça para assaltar os cofres publicos, o Dir Roberto Carminati é sobrinho e "ex-sócio" do atual Secretario de Estado do Governo de Santa Catarina, Ivo Carminati, que abriu as portas dos cofres públicos para transferir dinheiro dos nossos impostos para outras praças e para o exterior...o Roberto tem 5 (cinco) contas no Banco do Brasil no Shoping da Barra no Rio de Janeiro...cadê o filme seu picareta?

Anônimo disse...

Essa eu ainda não sabia. Quer fazer uma matéria para postar por aqui? Pode ser como anônimo.

Anônimo disse...

Caramba, essa eu também não sabia...
boa dica anônimo 2, posta uma materia
mais detalhada ai anônimo 1.
Ass:
Anônimo 3

Anônimo disse...

Ok, vamos por partes...
1) Ele não e diretor contratado da Rede Globo,presta apenas serviço como diretor.
2)Ele não e conhecido ou reconhecido em Hollywood, afinal tem apenas 1 filme de Universidade " A Fronteira" e nunca terminou o tão falado Segurança Nacional.
3) Ele nunca paga quem trabalha com ele nas produções, a ponto de equipe inteira já ter sido despechada de hotel em Florianopolis durante as filmagens do Segurança Nacional.
4) Foi processado e perdeu na justiça trabalhista por hum dos atores que ele não pagou para o Segurança Nacional.
5) Tentou se associar a uma grande produtora internacional sem ter capacidade para tal.
6) So recebe verbas no Sul por ser sobrinho do secretario de estado de Santa Catarina.
7) E para finalizar...e Americano da cidade de Massachusset e não Brasileiro.

logistica disse...

É óbvio e esperado que alguém que queira mostrar o lado bom do Brasil seja massacrado imediatamente pela elite.
Ô paisinho azarado!! Ô gentinha pequena!!!
Brasileiros!!!! Temos que mudar isso!!!!
Vamos apoiar qqr tentativa de melhorar a imagem do nosso país e REPUDIAR veementemente a opinião de todos que forem contra as iniciativa positivas.
Não aceitem a posição dos que se denominam de elite. Vocês são o Povo! O poder é de vocês!
Vale ressaltar que não estou defendendo o diretor. Não o conheço e não quero botar minha mão no fogo.
Eu amo meu Brasil.

Anônimo disse...

É acho que o nosso amigo que ensaia defender o grande picareta que é o Roberto Carminati é mais um desses brasileiros ingenuos. Se grampear o telefone dele e o do tio dele - IVO CARMINATI - que aliás já tem coisa rolando contra ele lá no sul, também por picaretagem, com certeza vamos descobrir mais uma dessas conexões de picaretas que passam pelos porões misteriosos dos palácios governamentais. Você sabia que o principal captador de recursos na área de cultura de SC é cunhado do Governador? ABIN neles...PF SOCOOORRROOO!

Anônimo disse...

To sabendo que a conexão Carminati tem ramificações em Criciúma - Florianópolis (com o tio Secretário de Estado) - com São Paulo com um tal de Eriko Ginez da Infocus Produções - no Rio de Janeiro e Boston, onde tem várias contas em banco, e onde moram seus pais.
O negócio é feio mano, é isso aí colega, ABIN e PF neles.
Tá na hora de devolver o dinheiro roubado do povo, seus picaretas!

Anônimo disse...

Sim sim, isso é uma picaretagem. Inclusive foi falado sobre o assunto em um debate de candidatos a prefeito de Joinville (SC), onde um polo cinematografico seria instalado na cidade, mas foi levado para criciuma, pois o Roberto é sobrinho do Ivo CArminati.. BAita apadrinhamento político. Sabe-se lá o que mais tem embaixo disso tudo

Anônimo disse...

A propósito, Ivo Carminati foi o articulador do Governador Luiz Henrique da Silveira (pmdb) CArminati, está sendo investigado pelo maior desvio de recusros da história do estado, e que pode levar o Governador a perder o mandato,,veja o link do jornal

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Pol%C3%ADtica&newsID=a2025950.xml

DENÚNCIA PUBLICA - Dossiê Roberto Carminati disse...

CARTA ABERTA ENVIADA AO ROBERTO CARMINATI.

Roberto Carminati. Vemos que você esqueceu da sua péssima reputação aqui em SC.

Você também esqueceu que não se faz festa com som alto guando se tem telhado de vidro, estamos te analisando já a algum tempo com esta sua historinha de diretor da Rede Globo etc...e com isso só forjando grandes projetos para poder ir mamando nas tetas do erário publico graças ao seu tio. Bem, para encurtar,vamos direto ao que interessa, estamos colhendo informações através de pessoas do seu convívio no estado,fora dele e de outras que não querem nem te ver pintado circulando por Criciúma,afinal, você e sua corja devem a muita gente e com isso estamos reunindo fatos e provas suficientes com muitas destas pessoas como faremos também com muitas outras pessoas que já temos informações de como contacta-las para colher dados e documentos .

Somos uma geração de jovens lideres e não permitiremos mais que pessoas como você venham de longe roubar e deflagrar uma guerra suja e nojenta em nosso estado.

Vamos fazer uma varredura sobre todas as suas atividades, no estado, com os seus conhecidos fora dele e ate fora do Brasil, para que você e o Élio Ginez,seu sócio e produtor executivo, que apesar de não terem pago as pessoas compra carro importado Audi que pertencia a dona da Eliane Ceramicas e esfrega na cara de todos os pobres coitados que trabalharam na cidade, tudo será feito para que todos os seus sócios ou parceiros nestas tais produtoras sejam expostos e com isso o apadrinhamento politico,fraudes e o uso indevido de nossas verbas publica venham a tona e sejam esclarecidas,lembra da DPM Cine Vídeo?

Uso indevido da máquina publica para obter verbas governamentais desde 2005 com inconfidências pessoais, negócios triangulados para garantir uma aparente legalidade e o questionável uso de recursos do Estado para produção do tal de Segurança Nacional e agora o outro filme americano, dois falsos projetos de cinema que até hoje ninguém viu esses filmes e nem sabemos se serao vistos.

Uso de influência e exploração política e manuseio indevido de dinheiro publico para montar nova produtora para fazer propaganda eleitoreira de partido politico de seu convívio.

Formação de quadrilha,etc...

Estas são somente algumas das opções a serem usadas e deflagradas publicamente nos próximos dias ou semanas contra você e a sua turma.

O LHS não vai ficar nem um pouco satisfeito com o desempenho de mais outro Carminati, porque muitas das coisas que você fez e ainda faz no estado, vão prejudicar ao império e a alguns dos colaboradores mais diretos dele.
Mas pelo outro lado, o Clésio, o Amin no PP o Raul Sartori, vão adorar e o pessoal do (PSDB) que você mandou sua gente ir la para sacanear vão gostar mais ainda.

Carminati, você vai afundar e vai arrastar muita gente pra baixo com você.

Meu...A casa caiu!

Não percam o Fantástico aos Domingos!

UNIÃO JOVEM DE SANTA CATARINA
UM MOVIMENTO DECENTE

A UNIJOVEM de Santa Catarina apóia os candidatos onestos.

Uma nova opção para nossos municípios em 2008.

Anônimo disse...

Mario L. Souza disse...
Pena que a pessoa que faz essas denúncias se esconde atrás de uma entidade fantasma com nome de "UNIÃO JOVEM DE SANTA CATARINA UM MOVIMENTO DECENTE". "Somos uma geração de jovens lideres", diz a pessoa. Como alguém vai dar crédito para um fantasma, e que ainda diz ser "Movimento Decente"? Indecente é sua atitude camuflada de espalhar fofocas. Vamos lá, as denúncias são graves e devem ser apuradas, se você tem provas deveria levá-las à justiça e não ficar covardemente enviando e-mails e postando mensagens não identificadas, escondendo-se atrás de uma entidade que nunca ninguém ouviu falar. Onde fica a sede, qual o telefone, quem são os membros, os tais jovens (e covardes) líderes que não se identificam? Se são jovens, não sei, mas líderes, claro que não, ou não teriam atitudes evasivas e covardes assim. É o roto falando mal do esfarrapado. Vá ao ministério público com suas provas ou suspeitas ou pare com seus spams anônimos. QUE RAIO DE ENTIDADE É ESSA UNIJOVEM??? Já existem trotes demais na web. Tenha paciência! Me desculpem os demais que participam deste fórum, mas não se podem admitir palavras ao vento. Não estou defendendo ninguém, mas alguém já ouviu a outra parte ou resolveu saber quem é o tal acusador e o que, no fundo ele pretende?

Anônimo disse...

Esse picareta de carteirinha da máfia Carminati é tão safado que colocou no filme herth brakers um figurante que nada mais é do que um dos assessores do governador do estado de SC e do tio dele. Olha só o que esses picaretas fazem para por a mao no dinheiro publico.
Quem tem que se explicar nao sao os anonimos que estao denunciando essa quadrilha que age no estado de SC, quem tem que falar o que ta fazendo com o dinheiro roubado do povo é o safado do Roberto Carminati (vulgo zé meleca) o cara é o maior sem educaçao fica enfiando o dedao no nariz o tempo todo pra tirar meleca.
Outro golpe conhecido do picareta é usar a lindissima, meiga e talentosa Marina Elali, sua namorada, para se esconder das falcatruas, toda a vez que o cara tem um rolo grande pra resolver leva a namorada a tira-cola para disfarçar as encrencas ou melhor as picaretagens dele.
Volta pra Boston, seu safado e deixa o dinheiro do contribuinte aqui, vasa, sai fora. O teu nome vai rolar nao é la em SC onde voce tem costas quentes o teu dossie de picareta vai para o ministerio publico de Brasilia e aí eu quero ver se voce e sua quadrilha vai ter como segurar a aonda.
Se manda ladrão!

Anônimo disse...

Mario L Souza entenda-se por Roberto Carminatti...
Roberto Carminati além de golpista charlatão é um incompetente, sua meia dúzia de filmes toscos mostram isso, "filmes" como Segurança nacional são uma vergonha para o cinema do Brasil... cada furo de roteiro absurdo, o Thiago Lacerda desce por uma corda de uma ponte e pula dentro de uma lancha que está "fugindo" a 3 km/h???? Porra!!! O roteirista cheirou meia antes de escrever esse lixo?

Anônimo disse...

S Fronteira não é um filme de faculdade, trabalhamos e gastamos muito para realizar esse sonho chamado A Fronteira. Roberto Carminati não sabe trabalhar, não dá os devidos créditos as pessoas que se envolveram nesse projeto, infelizmente ele foi ima péssima experiência, muitos envolvidos com grandes decepções. Roberto Carminati, não me surpreende saber de tantas notícias sobre o seu caráter, sabia que isso aconteceria.